Camisas do Blog Edelson Freitas, estão a venda, garanta já a sua ! ! !

segunda-feira, 4 de maio de 2009

COLUNA ESCOLTANDO O ASSUNTO COM ALEXANDRE DE AZEVEDO...

(Álcool + Direção) x Jovens = PERIGO !!

Equação letal



De acordo com o jornal O DIA – On line, a maioria dos acidentes com jovens entre a faixa etária de 18 e 29 anos estão relacionados com a equação citada no título deste artigo, onde em 70% dos casos a quantidade de álcool presente no sangue dos acidentados estava acima do que é permitido por lei.

Para estudiosos do assunto, o aumento dos acidentes que envolvem os Jovens no trânsito são catalisados pela pouca ou inexistente fiscalização, assim como a “brasileira” falta de educação dos motoristas. Sim, nós brasileiros somos potencialmente perigosos ao volante, não pense de forma individual e analise os fatos e as ocorrências de forma global, não é assim que aprendemos ? Pensar globalmente ?

É de forma global que aprendemos a educar nossos jovens filhos, sempre lhes dizendo o que pode e o que não pode ser feito, contudo, não percebemos quando nós mesmos lhes fornecemos cabalmente nossos carros e motocicletas para as “baladas” e eles, de forma entusiasta aproveitam o momento de glória e celebram-no com o néctar dos semi-deuses – o Álcool, hoje sob as mais diversas formas de consumo; ICE ISSO, ICE AQUILO, PRINCIPE, REI, RAINHA, CRAVINHO... Ufa! Nem sei quantos espécimes existe ao todo, só sei que os tempos de outrora já se foram e neles as autoridades constituidas (isso mesmo, o “i” (hiato) sem acento, de acordo com o acordo ortográfico da língua portuguesa deixou de existir) ainda não tinham acordado para o fato, visto que a mortalidade e a inutilização dos jovens ainda não chamavam tanto as atenções. Hoje chamam!

O fato é que as bebidas alcoólicas estão presentes em todas as celebrações, principalmente nas dos jovens. Não pregaremos aqui o demagogo ditame de que os organizadores das festas e eventos deveriam tomar providências para o excessivo consumo de álcool. Fala sério ! isso inexiste. Devemos apenas evitar o sofisma que o assunto vive. Digo com toda a certeza que tudo gira em torno da educação (para alguns a reeducação). Diria até consciência, pois posso asseverar com certeza das informações que recebo, mesmo porque tenho inevitável e tempestivo conhecimento dos acidentes automobilísticos que ocorrem em Simão Dais, onde em 90% deles houve consumo de bebida alcoólica por alguma das partes envolvidas.

Nos períodos ou episódios festivos, jovens, não todos, mas alguns se transformam em verdadeiras esponjas alcoólicas, sei que a carapuça neste momento está se encaixando certinha em alguns deles, e estes fazem com que seus próximos passos ao volante tornem-se verdadeiras loterias e roletas russas. Nunca se sabe o que acontecerá, se ganharão a oportunidade de participarem de outra festa no futuro ou proporcionarão um evento fúnebre para seus familiares, ou ainda presentear-lhes com um custo a mais no tratamento pós-acidente.

Sei que alguns estão pensando o quanto esse artigo não lhe importa, contudo, lhes afianço que fica valendo aquele velho ditado de que “PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO”, já que aqueles que têm sob sua guarda e responsabilidade jovens sadios, compromissados e com a velha força juvenil, estão susceptíveis a ter uma péssima notícia ao final de um evento festivo. Não deixem que isso ocorra, eduque-os e conversem bastante com eles. Não adianta cercear-lhes o acesso a seus veículos, apenas esclareça-os sobre as conseqüências da ocorrência no erro.

Registrem em definitivo no seu subconsciente que:quem gosta de beber não vai deixar de beber por conta de propaganda e quem é imbecil e dirige embriagado não vai deixar de sê-lo.

É sua responsabilidade educar seu JOVEM e deixar de ser omisso achando que os procedimentos exercidos pelo Estado são suficientes para fazer do seu filho um exemplo de motorista. Não são, como nossos avôs e avós nos diziam, “Educação vem de berço”, acreditem, isso existe mesmo, a educação familiar.

Não deixe que eles aprendam da pior maneira possível.

Isso você não pode permitir !

“(...) Sauda aquela criança que passa, e serás talvez um homem. Sauda-a duas vezes , será talvez um grande homem(...)”



Confúcio



Críticas e sugestões para alexandredeazevedo-blogedelsonfreitas@hotmail.com, não importa o que você venha me dizer, apenas DIGA!



Alexandre de Azevedo.



Alexandre de Azevedo - Colunista semanal do Blog de Edelson Freitas



é Bacharel em Economia e pós-graduado em Economia Financeira e



Análises de Investimentos pela UEFS.