Camisas do Blog Edelson Freitas, estão a venda, garanta já a sua ! ! !

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESCOLTANDO O ASSUNTO COM ALEXANDRE DE AZEVEDO!

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA,

Precoce modificação da juventude!

Se fossemos descrever com poucas palavras o ciclo normal que cada pessoa deveria seguir, independente do sexo, iniciaríamos falando que todos obviamente o começaríamos como bebês (claro!!). Pois bem, qual é o sonho de todo bebê? Viver apenas para comer e dormir além de fazer com que algumas das noites de seus pais sejam vividas às claras, sem se preocupar com sonhos do futuro de seu destino. Mas o tempo vai transcorrer para o bebê e sem que ele perceba, passa a ter desejos diversos do de apenas dormir e comer. Ele desejará brinquedos cada vez mais complexos e, quando menos se espera entra no período da puberdade, fase que antecederá a adolescência. Na puberdade tudo passa a criar novas formas, tanto o corpo quanto suas convicções culturais, como uma preparação para adolescência. Na fase adolescente os jovens começam a viver seus próprios sonhos e é claro, a viver com intensidade sua juventude. A cada década que passa a forma de “curtir” a juventude muda, se no passado existiam os bailes e as “paqueras” com seus namoricos, hoje existem as grandes festas, os grandes eventos, tudo com maior liberdade onde termos como “paquera e namorico” foram substituídos por comportamentos sexuais que, a depender do grau de seriedade pode ir de um desde “ficar” até um namoro mais compromissado. Mas esse “ficar” significa o que? O que se pode fazer com o parceiro quando se está “ficando”? Na realidade a resposta é TUDO! Isso mesmo, faz-se tudo, desde simples beijos até a consumação do ato sexual em si e, a diferença do ficar para o namorar, reside apenas no grau de compromisso entre os parceiros, quando no ficar, um segundo encontro entre eles poderá nunca acontecer.

Nesse ínterim é que dois fatores importantíssimos devem surgir, introduzidos pela família: a Educação e o Diálogo, pois deles advirão o futuro sexual do adolescente e suas conseqüências, já que ele saiu de uma fase não reprodutiva para uma fase onde pode agora, gerar uma vida.

O curso normal de uma juventude, com sonhos para um futuro promissor com conclusão de estudos, diversões, “azaração”, podem ser bruscamente interrompidos por uma gravidez precoce, não desejada nem planejada, ceifando parte dos sonhos de uma juventude, ou simplesmente mudando todo seu rumo. É inevitável a marca que uma gravidez indesejada deixará no destino da adolescente, repercutindo em seu desenvolvimento educacional e até mesmo profissional. Os sonhos de qualificar-se para ingresso no mercado de trabalho de forma triunfante deverão ser reavaliados para serem conquistados, já que agora existem outras vidas envolvidas, vidas estas que também sentem necessidades, e estas devem ser saciadas pela nova mãe.

Infelizmente o diálogo aberto e a educação sexual são substituídos pela hipocrisia que seus familiares, principalmente pais e mães exercem, já que é mais fácil não falar sobre sexualidade com seus filhos, a ter que encará-los frente a frente e dizer: “(...)minha filha (ou filho), o sexo é o curso natural de todo ser humano (...)”, explicando-lhes quais as conseqüências ligadas a uma gravidez indesejada além das doenças sexualmente transmissíveis. É impensável para alguns pais e mães admitirem que suas filhas, suas “princesinhas” já levam uma vida sexual ativa, fato agravado por estarem atuando sem a devida orientação.

O que fora exposto são fatos e não suposições, basta dar uma olhada para fora da janela (ou até mesmo dentro) de sua casa que você verá quantas mães novinhas estão “sobrevivendo” no nosso meio, com interrupções bruscas de sonhos outrora sonhados. Ou pior, adolescentes que, sem o apoio ou mesmo receio da família, buscam formas de prosseguir seus sonhos com a interrupção da gravidez, isso mesmo, com o aborto, forma juridicamente errada, socialmente marcante e principalmente, biologicamente perigosa.

O diálogo deve existir, deve-se conversar SIM sobre sexo com seus filhos! Seja ele homem ou uma “menina” aos seus olhos, caso contrário, você poderá estar correndo o risco sistêmico de se tornar mais um avô e uma vovó precoces.

Isso vocês, pais e familiares, não podem deixar acontecer !


“(...) Prudência é a filha mais velha da sabedoria(...)”


Victor Hugo



Críticas e sugestões para alexandredeazevedo-blogedelsonfreitas@hotmail.com, não importa o que você venha me dizer, apenas DIGA!


Alexandre de Azevedo.


Alexandre de Azevedo - Colunista semanal do Site de Edelson Freitas é Escrivão de Polícia Judiciária,


Bacharel em Ciências Econômicas e Pós-Graduado em Economia Financeira e


Análises de Investimentos pela UEFS.