Camisas do Blog Edelson Freitas, estão a venda, garanta já a sua ! ! !

terça-feira, 20 de abril de 2010

BAHIA: CONTAS DE ÁGUA E LUZ FICARÃO MAIS CARAS!

A água e a luz vão pesar mais no bolso dos baianos a partir de maio. A Embasa informou na segunda-feira, 19, que vai aplicar o reajuste de 6,91% nas tarifas de todas as faixas de consumo e a Coelba foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aplicar um reajuste médio de 6,75% para os consumidores residenciais, 0,85% para o público de baixa renda e 6,07% para o público industrial.
Os aumentos anuais são previstos por lei, portanto um direito das concessionárias que prestam os serviços à população. Entretanto terminam por ter um impacto negativo na vida das pessoas. Até o mês passado, o INPC, índice que mede a inflação para pessoas que ganham até seis salários mínimos, apontava que os serviços de água e luz tinham um peso de 1,96% e 2,6% na c0mposição da inflação. Pelo índice, a inflação nos últimos 12 meses foi de 5,18%, inferior aos dois aumentos.
A Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab) foi quem autorizou o reajuste da água. Em nota à imprensa, a entidade diz ter observado os custos da Embasa, a previsão de inflação e somou tudo a 2,49% de um resíduo do reajuste de 2009.
A Coelba informou através da assessoria de imprensa que o superintendente de regulação, Eduardo Tanure, vai explicar o reajuste hoje, com exemplos de como vão ficar diferentes tipos de contas. A empresa tinha pedido autorização para aplicar um reajuste médio de 6,88%.