Camisas do Blog Edelson Freitas, estão a venda, garanta já a sua ! ! !

terça-feira, 20 de abril de 2010

SIMÃO DIAS: RADIALISTA PARTICIPA MAIS UMA VEZ DO BOM DIA MINISTRO!

O ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) Elói Ferreira de Araújo foi o entrevistado do programa Bom dia, Ministro, desta terça-feira. Ele destacou que 91% das instituições de ensino adotaram as políticas de cotas. No Brasil, instituições públicas de ensino superior, por decisão própria, passaram a aplicar, há quase uma década, as políticas de cotas raciais. A medida aumentou o número de alunos negros nos cursos de graduação. A validade da instituição das cotas na Universidade de Brasília, por exemplo, será julgada em breve pelo Supremo Tribunal Federal. Para subsidiar o julgamento, o STF debateu o tema em audiência pública, no mês passado. O Ministro da SEPPIR conversou com âncoras de emissoras de rádio de todo o país inclusive Edelson Freitas da rádio Tropical FM de Simão Dias. Confira na sequência:
RÁDIO TROPICAL FM - SIMÃO DIAS (SE)/EDELSON FREITAS: Bom dia ministro, bom dia a todos. Aproveitando o gancho do colega do Piauí, sobre o Estatuto da Igualdade Racial ministro, e que ele fala sobre a questão de obstáculos e problemas. No ponto de vista do ministro, em se tratando do Estatuto da Igualdade Racial, quais aspectos, hoje, requerem uma adequação ou então reparos?
MINISTRO: Edelson, eu penso que o Estatuto da Igualdade Racial, da forma que está, ele deveria ser aprovado no Senado da República. Ele tá perfeito não é um estatuto que crie nenhuma animosidade. Não é um estatuto que crie constrangimentos, mas, é uma matéria de inclusão. É um diploma de ação afirmativa. É algo moderno, é algo atual e mais, atrasado, atrasado há 122 anos. A abolição se deu em 1888 e somente agora, matérias importantes como a inclusão de negros na educação, na cultura, o respeito as terras dos remanescentes de quilombos, o respeito àqueles que professam as religiões de matriz africana. Na questão do trabalho, na questão de estabelecimento de possibilidades ao desenvolvimento econômico-social com o acesso, criando as condições para o acesso a financiamentos públicos, a busca da representatividade para os cargos eletivos, enfim, é um diploma moderno e sem rancor. Note que o principal do estatuto, que é um estatuto que celebra a paz, que celebra a inclusão. Então é uma matéria que não pretende ser o final, ela é ainda um ponto de partida. É um ponto de inclusão, e com essa inclusão eu vou lhe dizer, Edelson, nós estaremos, assim que essa matéria for aprovada, pode escrever, a inclusão de negros e negras faz bem, vai fazer melhor para o país com a inclusão da diversidade não é, 50,6% da população de negros e negras ainda um pouco afastados ou bastante afastados do processo de consumo de bens e serviços, estarão incluídos e isso vai celebrar é a paz, celebrar a alegria, celebrar mais ainda a fraternidade dos nossos irmãos e irmãs do nosso país.
RÁDIO TROPICAL FM - SIMÃO DIAS(SE)/EDELSON FREITAS: Ministro, certamente a classe negra brasileira deve entrar em contato com o Ministério de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para saber, aprimorar, opinar, trazer informações sobre a opinião da classe negra perante o ministério. No ponto de vista do ministro, o que mais almeja o negro brasileiro no momento?
MINISTRO: Rapaz são tantas coisas. Tem a dona Ivone Lara, ela tem uma música que ela fala assim "um sorriso negro, um abraço negro traz felicidade. Negro sem emprego fica sem sossego, negro é a raiz da liberdade." Acho que, os últimos anos essa imagem da dona Ivone Lara é muito bonita não é, poeta negra da minha cidade, do Rio de Janeiro. E ela traz pra gente essa compreensão da importância do emprego, da importância da alegria e do sorriso. São muitos temas, mas eu te diria que de todos os temas que estão colocados na ordem do dia, tem um que pra mim é muito importante, que é a educação. A educação de todos os temas colocados não é mas se a gente alcançar a educação, alcançar o ensino superior, melhorando como já é o esforço do nosso governo e os investimentos pesados que o governo federal tem realizado via o Ministério da Educação pra melhorar o Ensino Fundamental, olha, nós vamos avançar cada vez que passa muito mais e vamos construir um ambiente de inclusão muito superior e mais rapidamente. Então, eu te diria que a educação se sobressai, porque a partir da educação, nós seguramente vamos ocupar mais espaços e consolidar mais ainda a democracia.