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quarta-feira, 12 de maio de 2010

BRASIL: DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA TERÃO QUE RESSARCIR CLIENTES POR FALHA NO FORNECIMENTO!

As empresas de energia podem ter que pagar cerca de R$ 270 milhões aos consumidores neste ano, abatendo diretamente nas contas dos clientes residenciais as compensações relativas à má qualidade do fornecimento.
Essa determinação é válida desde 1º de janeiro e os primeiros abatimentos começaram a ser feitos nas faturas de abril.
As novas regras são mais rígidas que as anteriores: até o ano passado, a concessionária não era punida caso um consumidor ficasse até 20 horas sem energia durante um mês.
Com as mudanças estipuladas pela Aneel, esse número vai cair para apenas quatro horas. As diferenças nos valores já começam a impactar nos cofres nas distribuidoras.
Essa grande diferença nos valores a serem pagos já começa a provocar chiadeira nas empresas de energia.
As empresas dizem que acatarão a decisão, mas exigem reformulações na forma de contabilização dos índices de qualidade do serviço. Elas alegam que as novas regras prejudicam as empresas que já têm bons níveis de qualidade do serviço.
A área de concessão da distribuidora, dizem, é composta por regiões com diferentes características geográficas e de mercado. Esses fatores influenciam a qualidade da energia fornecida, que, segundo elas, não é uniforme dentro de uma mesma área de concessão.
Apesar das reclamações das companhias de eletricidade, o valor individual nas contas é baixo: em média R$ 1,23 para uma conta de R$ 100, segundo simulações feitas pela Aneel.
As multas cobradas antes pela Aneel pelo descumprimento das metas de qualidade eram baseadas nos índices coletivos. Agora, a compensação será dada ao consumidor quando a distribuidora não atingir os índices individuais de qualidade.