Camisas do Blog Edelson Freitas, estão a venda, garanta já a sua ! ! !

domingo, 12 de setembro de 2010

SERGIPE: PREFEITOS CRIAM A FAMUSE E ELEGEM SIMÃODIENSE PARA PRESIDÊNCIA!

Reunidos em Assembléia Geral Extraordinária no Hotel Mércure, na Orla de Atalaia, os prefeitos do Estado de Sergipe fundaram a Federação das Associações de Municípios de Sergipe (Famuse) e aprovaram o estatuto da entidade que vai representar todos os prefeitos sergipanos sem distinção. Na oportunidade, e por unanimidade, os gestores elegeram o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), para presidente da entidade e os demais membros da única chapa que apresentou candidatura.
Além de Fábio Henrique, foram eleitos o prefeito Anderson Farias (Umbaúba) como vice-presidente; o prefeito Frei Enoque (Poço Redondo) será o secretário-geral; Sarina Faro (Malhador) será a tesoureira da Federação; fazem parte do Conselho Fiscal os prefeitos Denisson Déda (Simão Dias), Ivaldo Costa (Santo Amaro) e Eduardo Prado (Santa Rosa de Lima); como suplentes ficaram Gilson dos Anjos (Barra dos Coqueiros), Antônio Dorea (Poço Verde) e José Nilton (Pirambu).
O estatuto da nova Federação foi lido e discutido entre todos os presentes; após algumas pequenas alterações, a proposta foi aprovada por unanimidade. Eleito, Fábio Henrique disse que “eu agradeço a todos os prefeitos por este voto de confiança. Esta fase já está vencida e nós temos alguns passos a serem dados a partir de agora. Estamos provando ao Poder Judiciário que esta Federação foi constituída de uma forma democrática e livre e temos que buscar a participação e o apoio dos demais prefeitos que não estão aqui e que não participaram do encontro em Socorro, para que se filiem a Federação”.
Fábio Henrique também levantou a possibilidade de buscar um entendimento com o prefeito Ricardo Roriz (Santana do São Francisco). “Temos que tentar um entendimento com ele e buscar os demais prefeitos. Devemos buscar toda a documentação legal para apresentar diretamente ao presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e vamos mostrar a ele que em Sergipe foi criada legalmente uma Federação, de uma forma correta e legítima. Estamos em pleno período eleitoral e se trata de um mês improdutivo. Vamos esperar passar a eleição e vamos trabalhar firme no sentido de fortalecer a Federação para que ela exerça o papel para que ela foi criada”, completou.
O prefeito Gilson dos Anjos disse que “estamos satisfeitos porque nasceu hoje uma federação da forma mais democrática possível. E acreditamos no trabalho e na capacidade do prefeito Fábio Henrique que é um nome novo na política e que tem muitos projetos a apresentar. Felizmente agora temos uma entidade que realmente vai atender aos interesses de todos os municípios sergipanos”. Já Antônio Dórea disse que “esta federação nasceu do debate político e democrático. Hoje nós decidirmos, com a participação de vários prefeitos, pela criação de uma Federação de interesse de todos os gestores. Formulamos, discutimos e aprovamos o seu estatuto democraticamente. Acho que Fabio Henrique foi um nome de consenso e que vai trabalhar por todos os municípios, sem distinção”, completou.
Histórico – Apesar de o período eleitoral ter afastado alguns prefeitos da reunião, a decisão pela extinção da Fames (Federação dos Municípios Sergipanos) e criação da Famuse se deu em votação democrática, com a participação de vários prefeitos sergipanos e de todas as regiões do Estado, durante uma Assembleia Extraordinária, realizada no Centro Cultural do município de Nossa Senhora do Socorro, no final de julho.
Na oportunidade, os presidentes das Associações dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces), dos Municípios da Barra do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba (Ambarco) e da então Federação dos Municípios de Sergipe (Fames), Antônio da Fonseca Dórea, Gilson dos Anjos e Ricardo Roriz conduziram os trabalhos para a discussão e votação das propostas. Decidida a extinção da Fames e a criação de outra entidade, foi formada uma comissão formada pelos prefeitos Gilson dos Anjos, Antônio Dórea, Fábio Henrique, Anderson Farias e Frei Enoque.