Camisas do Blog Edelson Freitas, estão a venda, garanta já a sua ! ! !

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SIMÃO DIAS: DEPOIS DE MUITO TEMPO MUNICÍPIO VOLTA A REGISTRAR RAIVA EM BOVINOS!

Baseado nas informações passadas pelo funcionário da Emdagro, Ney, no programa Tropical Notícias de ontem (1º), o município de Simão Dias voltou, depois de muito tempo a registrar raiva bovina em duas localidades fronteiriças: região do Muniz até a divisa de Lagarto e povoado Mato Verde. Após as constatações do vírus da raíva providências já começaram a ser tomadas no sentido de não agravar a situação. Ao contrário de raiva canina, no gado não é necessário o sacrifício dos animais. Oficialmente não existe a informação de como originou-se a contaminação que pode ter sido via raposa, morcego, ausência de imunização ou má vacinação.
Os pecuaristas das denominadas regiões deverão revacinar todos os animais mesmo que já tenham sido imunizados e em novembro a dose será repetida quando ocorrerá a campanha nacional. As vacinais devem ocorrer em áreas próximas também à divisa com o município baiano de Paripiranga por questão de precaução. A Secretaria de Saúde de Simão Dias já tem conhecimento do fato e estará viabilizando a partir de 13 deste mês vacinação anti-rábica também para cães e gatos.
Da última vez que raiva bovina foi constatada em Simão Dias somente numa propriedade ceca de 80 bois morreram.
Em decorrência desse problema, o Ministério da Agricultura enviará equipe para averiguar a situação já que Simão Dias atualmente é o único município sergipano a diagnosticar raiva em bovinos.