Camisas do Blog Edelson Freitas, estão a venda, garanta já a sua ! ! !

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SIMÃO DIAS: GOVERNADOR BELIVALDO CHAGAS PRESTIGIA CENTENÁRIO DA IGREJA MATRIZ!

Na noite ontem, o governador em exercício Belivaldo Chagas prestigiou no município de Simão Dias as comemorações pela passagem do centenário da reforma da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. O evento central da festa foi a celebração de uma missa na própria igreja pelo Bispo Dom Marco Eugênio Galrão Leite, do município de Estância. A ocasião, que mobilizou centenas de pessoas, foi marcada por discursos que exaltaram a história do templo católico como parte fundamental da trajetória de Simão Dias.
Belivaldo Chagas ressaltou a data como um dia de alegria para todos os simãodienses. “Comemorar o centenário da construção desta igreja é um ato histórico em Simão Dias. Cidade esta que um dia já se chamou Anápolis, e que mesmo passando a se chamar Simão Dias nunca deixou de ser a cidade da senhora de Sant’ana. Fizemos questão de representar o governador Marcelo Déda, o estado de Sergipe como um todo e marcar presença neste dia festivo”, disse Belivaldo que é simãodiense.
O prefeito do município, Denisson Déda, tambem exaltou a ocasião. “A paróquia é um motivo de orgulho não apenas para aqueles que professam a fé católica, mas para todos os simãodienses. Trata-se, assim, de uma data significativa para todo o município, pois esta igreja tambem representa um marco da nossa cultura, baseada na formação e orientação religiosas”, salientou. As comemorações foram encerradas com um show religioso do Padre João Carlos.
Histórico
A igreja Nossa Senhora Sant’Ana foi construída em 1784 e fundada pelo coronel Manoel de Carvalho Carregosa. Foi batizada com o nome de Sant’Ana em homenagem à esposa do militar, Ana Francisca de Menezes. Quando a freguesia de Simão Dias tornou-se independente do município de Lagarto no início de 1835, a paróquia passou a se chamar oficialmente Nossa Senhora de Sant’Ana.
Em 06 de janeiro de 1910, o Coronel Sebastião da Fonseca Andrade mandou reformar a igreja, modificando toda a sua estrutura. Por esse feito, o Papa Pio X o elevou a Barão de Santa Rosa.
Presenças
Tambem participaram das comemorações o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Valadares Filho.